Deputados pró-impeachment conquistam indecisos na reta final e garantem resultado

  • 18-04-2016

Oposição derrotou governo e autorizou a abertura de processo pela saída de Dilma Rousseff


Os deputados que até este final de semana ainda não tinham decidido seus votos foram os que definiram o placar pró-impeachment na votação no plenário da Câmara. Até o início da votação, ambos os lados declaravam vitória com margem de votos, mas reservadamente, tanto governistas quanto oposicionistas diziam que a disputa seria voto a voto e não arriscavam um placar.


Líderes dos dois lados admitiram separadamente que a diferença seria de cerca de cinco votos para quem saísse vitorioso, sem no entanto, cravar quem seria o vencedor
Ao final, o governo perdeu por 367 votos a favor contra 137 dos apoiadores de Ddilma, em função da reversão dos indecisos e do efeito 'manada', ou onda pró-impeachment, que seguiu dentro do plenário.


Vários deputados que estavam indecisos ou não tinham declarado voto até os últimos dias acabaram votando pelo impeachment, caso, por exemplo, do ex-ministro dos Transportes do governo Lula e presidente do PP, Alfredo Nascimento (AM). O deputado chegou a renunciar à presidência do partido durante seu voto, já que o PR havia fechado posição em contra o impeachment.


Outro deputado do PR que manteve segredo de sua posição até a votação foi Tiririca, que votou "sim", contrariando a orientação do seu partido.


O PP (Partido Progressista), partido com 45 deputados, era uma das legendas com maior número de indecisos e, portanto, apontada como decisiva para o resultado. Nas últimas semanas o partido havia decidido primeiramente adiar a decisão de deixar a base do governo. No entanto, a pressão interna da ala pró-impeachment fez o partido deixar a base e fechar a questão pelo impeachment.


Neste sábado, no entanto, o deputado Waldir Maranhão (PP-MA) se declarou contra o impeachment e disse ter revertido 12 deputados para o governo. Nas contas do partido eram apenas quatro.

Fonte: R7 Notícias 


Comentários (0)

Deixe seu Comentário nesta Página (mostrarocultar)
* Seu Nome:
* Seu Email:
(não será divulgado publicamente)
Resposta:
Aprovação:
Seu Website:
* Cód. de Segurança:
Security Image Gerar novo
Copie os números e letras da imagem de segurança acima:
* Sua Mensagem:

Enviar a um Amigo

Preencha o formulário abaixo para encaminhar este notícia para um amigo:

Enviar a um Amigo
* Seu Nome:
* Seu Email:
* Nome do Amigo:
* Email do Amigo:
* Imagem de Segurança:
Security Image Gerar novo código
Copie abaixo os números e letras da imagem de segurança
* Mensagem: